CURSO EM LISBOA
INSCRIÇÕES 
ABERTAS 

A imagem enquanto leitura e escrita do mundo.jpg

INSCRIÇÕES ABERTAS | CURSO LIVRE CRIA

Formato presencial: 16, 17 e 23 de setembro | 18h - 22h | LAV-CRIA, ISCTE

Formato online: 30 de setembro, 1 e 7 de outubro | 18h - 22h | Zoom

Docentes: 

Emiliano Dantas (CRIA-ISCTE)

Filipe Reis (CRIA-ISCTE)

Público-alvo: Pesquisadoras/es, estudantes, antropólogas/os, profissionais das Ciências Sociais e Humanas, profissionais da comunicação e interessadas/os em geral.

Valor do curso: 70 euros (geral) | 60 euros (membros do CRIA)

Programa completo no LINK

Inscrições no LINK

(data limite: presencial 7 de setembro | online 22 de setembro)

curso promovido pelo Laboratório Audiovisual do CRIA

OFICINA NO BRASIL
LISTA DOS SELECIONADOS 

CARD INSTAGRAM (1).png

APRESENTAÇÃO

O curso tem como objetivo realizar atividades teóricas e metodológicas que permitem às pessoas ler, com e pela imagem, o mundo que habitam, acessando os seus pontos de vista. Intitulada de Círculo Cultural, esta experiência antropológica estrutura-se na produção de conhecimento compartilhado com as pessoas, em interações e trocas, no movimento dialético e de atenção para as imagens.

O Círculo Cultural é baseado na conceção de educação de Paulo Freire e na visão ecológica do mundo de Tim Ingold; funciona como uma atividade interdisciplinar e pode ser feita em diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Os estudantes do curso terão introdução teórica e farão exercícios práticos para desenvolver os seus Círculos.

 

FOTOGRAFIA E PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS VISUAIS 

Sobre o Curso 

O curso Fotografia e Pesquisa foca-se na construção de narrativas visuais a partir de imagens captadas no terreno ou de imagens provenientes de arquivos e acervos. Através da análise do trabalho de fotógrafos/as e de antropólogos/as, os/as estudantes terão uma base teórica e prática para desenvolver a edição das suas fotografias, tanto em suporte digital como em montagem impressa. O curso tem como objetivo capacitar para o uso da fotografia (captação, edição e montagem) enquanto ferramenta de pesquisa e suas potencialidades para a construção de ensaios e narrativas visuais.

Conteúdos

História da Fotografia; Relação entre Fotografia e Antropologia; Construção de ensaios e narrativas visuais; Técnicas de edição e exibição.

Metodologia (processo de ensino-aprendizagem)

O curso combina sessões em sala, saídas de campo para exercícios de captação de imagens guiados/orientados pelos professores e sessões práticas de edição e montagem de ensaios e narrativas visuais. Os resultados finais serão expostos coletivamente em sessão pública. Idealmente os/as participantes deverão trazer o equipamento que habitualmente usam para captar imagens (câmera fotográfica, telemóvel).

O curso, prático e teórico, parte de uma introdução sobre a Antropologia Visual (AV) Latino- Americana enquanto campo de conhecimento. Ao longo dos encontros é desenvolvida, de forma colaborativa, uma série de experiências artísticas,  a partir de misturas de técnicas e uma série de exercícios de leitura de imagens dos séculos XIX e XX. Pretende-se, com isso, experimentar como se fotografou o humano, quais as tecnologias e os propósitos, ao longo dos tempos. O curso tem o objetivo de trazer à tona a fotografia como um saber-fazer política e socialmente situado, bem como reconhecer a produção latino-americana no que ela tem de pioneira e inovadora, exigindo, portanto, do fotógrafo, uma atuação consciente e um posicionamento bem delineado. 

Conteúdos

História da Fotografia Latino-Americana; Relação entre Fotografia e Antropologia; Construção de ensaios e narrativas visuais; Técnicas de edição e exibição.

Imagem3.png
Imagem2.png

Edições já realizadas pelo laboratório audiovisual do CRIA-IUL

ANTROPOLOGIA VISUAL LATINO-AMERICANA

Metodologia (processo de ensino-aprendizagem)

  • Aulas expositivas sobre os seguintes temas: Introdução à Antropologia e ao método etnográfico; Antropologia Visual Latino Americana; Narrativas visuais;

  • Expedições fotográficas para produzir narrativas visuais de localidades com as suas dinâmicas e transformações;

  • Analisar as imagens realizadas nas atividades práticas.

Edição realizada pelo Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco/FUNDAJ, em 2016.

Edição realizada durante o VI Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, em 2015.