Dona Glorinha

Durante muitos anos morei no bairro do Amaro Branco, em Olinda. Lá comecei a fotografar os moradores, o lugar e tudo que estava ao redor. Foi uma experiência que serviu para deixar em mim uma memória muito forte, marcada principalmente pelas pessoas do bairro. Depois de muitos anos retornei e fui conhecer as sambadas juninas, os mestres e os brincantes populares do Amaro Branco,  podendo, então, voltar a fotografar no lugar onde começou a minha vida de fotógrafo.

As sambadas foram os primeiros eventos que tive acesso, nelas pude me aproximar de Dona Glorinha - a mestra mais antiga do Coco do Amaro Branco -, Lú do Pneu, Edmilson, Dona Ritinha da Garrafa, Viola, Cavalo - que é filho de finado Dedo - e Ivone. Conhecendo-os, tive a certeza de que são uma grande riqueza.

Eles, para mim, são fazedores da sua cultura, artistas do mundo, que por opção ou situação, encontram-se naquele local. Populares e brincantes da beira do mar, pescadores e artistas, homens, mulheres, mães, pais, avós e tantas outras coisas mais.  Seria difícil tentar classificar essas personagens. Posso dizer que são brasileiros/as, cheios de criatividade e personalidade para encarar os dias de trabalho e as noites de festa. Os retratos são uma forma que encontrei de olhar no olho deles, de me comunicar ou de tentar despertar uma forma de comunicação entre todos os olindenses, brasileiros e cidadãos do mundo.

As fotografias feitas para esse ensaio foram encomendadas pela Coco Produções, em 2011, em um projeto Financiado pelo FUNCULTURA. As fotografias estão publicadas em um fotolivro (link) e em duas exposições (link). Além de comporem o albúm do Coco Do Amaro Branco, lançado em 2011, e o álbúm de Dona Glorinha, lançado em 2013.

F01 Dona glorinha.jpg
F03_irmão_de_ferrugem.jpg
F02 Lu do pneu.jpg
F07 viola.jpg
F05 cavalo.jpg
F08 restante.jpg
F15 menina de vestido azul e branco.jpg
F14_criança_de_anjo.jpg
F13 menina de vestido amarelo.jpg
F12 menina com a flor.jpg
F11 menino.jpg
F10 A turma do pneu.jpg
F09 homem e alma.jpg
isa.jpg

Isa Melo

IMG_5154.jpg

Ritinha

IMG_1900.jpg

Dione

IMG_4936.jpg

Viola

IMG_1820.jpg

Cavalo

Dona motinha 01.jpg

Montinha