Relato de Mafalda Peres Couto sobre a exposição Cartas do Mau Encontro 

" No dia 8 de Fevereiro tive o prazer de percorrer com o @emilinodantas a sua mais recente exposição que inaugurou no Museu do Aljube em Lisboa.

Numa analogia com o passado que está normalmente em lugares escondidos onde ninguém gosta de ir, foi inaugurada na última sala do piso térreo, a exposição que Emiliano intitulou: Cartas do Mau Encontro. Cozida com linhas vermelhas, em paredes repletas de pequenos materiais que constroem a parede e que são postos a nu por estarem à vista de todos sem qualquer acabamento ou tinta. 

Se o Emiliano já nos tinha  habituado a uma dualidade maravilhosa nas suas obras, entre a felicidade daqueles que fotografa, a beleza dos lugares e dureza das ideias que transmite , esta nova coleção apresentada no Museu do Aljube não é excepção. Toda a exposição que o antropólogo, fotógrafo e artista  criou, desenhou e montou ainda que nos mostre cartas de um mau encontro não deixa de ser um encontro necessário.

Nas obras de técnica mista, o artista coloca em justaposição não só conceitos passados e retificações presentes, mas também materiais como mapas, fotografias, folha de ouro e até mesmo linhas.

Simultaneamente, nas escadas por onde podemos percorrer a exposição permanente do museu, entre o 1.º e 3.º piso, o artista vai mais além enquanto simultaneamente deixa questões em aberto que possibilitam a discussão interna de cada um dos visitantes “terminando” a exposição com uma ideia expressa repetitivamente enquanto subimos e descemos a escadaria  : “ o futuro não existe! Só o presente”.

Nesse sentido ainda que o passado tenha sido um mau encontro e o futuro não exista fico feliz que no presente possamos continuar a visitar exposições e museus como a do Emiliano e o Museu do Aljube que nos levam a questionar paradigmas e ideias/conceitos que devem e podem ser mudados sobretudo através da linguagem artística que tem esse poder não só de mudança mas de chegar à população em geral e de provocar o questionamento."


 

WhatsApp Image 2022-02-10 at 22.43.15 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-10 at 22.43.14.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-10 at 22.43.14 (1).jpeg